A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
11 / 10 / 2013

Aos 22 anos, ele dá as melhores aulas gratuitas de Cálculo do Brasil

Inspire-se com Miguel Andorffy, criador do Me Salva: uma plataforma que ensina de graça as matérias que mais causam desistência da Graduação.

Ser aprovado nas disciplinas de Cálculo é um dos maiores desafios dos estudantes de engenharia. Aos 22 anos, Miguel Andorffy é um salva-vidas de quem está passando sufoco nessa área da Matemática. Através de vídeoaulas publicadas no Youtube, ele já auxiliou milhões de estudantes de todo o Brasil a superar um dos momentos mais delicados de uma graduação, que gera numerosas desistências. “Hoje no Brasil existem 250 mil vagas nos cursos de Engenharia, mas estamos formando somente 45 mil engenheiros por ano. (...) Isso se deve basicamente à dificuldade das cadeiras iniciais do curso”, explica

Chamado Me Salva, o canal de Miguel tem quase 400 vídeos feitos em casa, com uma câmera fotográfica apontada para uma folha em branco. Munido de canetas coloridas, ele vai resolvendo as equações de um jeito fácil de entender. Sua didática conquistou rapidamente vários admiradores (que assistiram os vídeos mais de 7 milhões de vezes!), além de uma nota 10 em um concurso nacional. Miguel ficou entre os quatro vencedores do prêmio Jovens Inspiradores, um dos principais reconhecimentos de empreendedorismo social do Brasil.

Um de seus principais mentores, Gustavo Reis, elogia a determinação de Miguel em ajudar o próximo: “O próprio cunho social do projeto dele, interessado em aprender assuntos difíceis, já revela a personalidade generosa, de compartilhamento, para tentar promover o bem”.  

Para modernizar o Me Salva, Miguel convidou professores de outras áreas, como Química e Física, e aderiu ao crowdfunding. A verba levantada de forma colaborativa foi empregada no desenvolvimento de uma plataforma (www.mesalva.com) que, além de oferecer as lições em vídeo, serve também como um espaço social onde alunos trocam ajuda. É uma verdadeira boia de salva-vidas que resgata os estudantes na hora do desespero.

Conheça também a história de Larissa, outra jovem inspiradora que se dedica a melhorar a educação no Brasil. 

Imagem.

Tags:
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO
INSPIRAÇÃO
COOPERAÇÃO NA WEB
comments powered by Disqus