Sua vida já é cooperativa. Só falta sua vida financeira.

Sicredi

Sobre o blog

Este blog é dedicado a quem acredita que a cooperação pode transformar e construir um mundo melhor. Queremos inspirar você a se engajar em plataformas e ações que fazem a diferença, que ajudam a tornar o nosso mundo um lugar mais sustentável e feliz.

Para o Sicredi, um mundo melhor só existe quando é melhor para todo mundo. E cada vez mais as pessoas se dão conta disso. Novos negócios surgem inspirados nos ideais cooperativos. Sites de compras coletivas não param de crescer. As principais mudanças sociais são impulsionadas pela rede.

As pessoas estão percebendo que, através do cooperativismo, é possível unir viabilidade econômica e responsabilidade social. Estão descobrindo que cooperar é uma maneira inteligente e sustentável de viver.

Por que gente que coopera cresce?

Porque, ao fazer parte de um empreendimento cooperativo e compartilhar os valores da cooperação, as pessoas somam forças para gerar crescimento para si e para a região onde vivem. Em uma cooperativa de crédito, por exemplo, os resultados gerados são repassados aos associados, os donos do negócio, de acordo com o volume das suas operações e assim são reinvestidos no lugar onde eles vivem, cooperando com a economia local e gerando crescimento para toda a região.

Essa é a essência do cooperativismo e é, também, a essência do Sicredi: crescer e gerar crescimento, agregando renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dos seus associados e comunidades.

Sobre o Cooperativismo

É um instrumento de organização econômica da sociedade, criado na Europa no século XIX, caracterizando-se como uma forma de ajuda mútua através da cooperação e da parceria. É um modelo de negócio inclusivo, participativo e democrático, que carrega muitos valores, como a solidariedade, a adesão voluntária, a cooperação, o interesse coletivo e o compromisso com a comunidade.

O que é uma cooperativa?

Uma cooperativa é uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais e culturais em comum. Entre os vários tipos de cooperativas, existem as cooperativas de crédito, criadas para oferecer soluções financeiras aos seus associados, constituindo-se num instrumento destes para acesso a produtos e serviços adaptados às suas necessidades e condições financeiras.

Porque escolher uma cooperativa de crédito ao invés de uma instituição financeira tradicional?

Todo mundo precisa de soluções financeiras e o mundo precisa de soluções mais sustentáveis. É por isso que as cooperativas de crédito estão crescendo. No Sicredi, por exemplo, não existem clientes, existem associados, que participam das decisões. E isso faz toda diferença. Sabe como? Os recursos aplicados no Sicredi são reinvestidos na região onde a cooperativa atua, e se transformam em financiamentos para outros associados, gerando mais desenvolvimento. Bem mais participativo e transparente.

Quem pode fazer parte de uma cooperativa de crédito?

Qualquer pessoa, independente da sua atividade ou profissão, pode se associar a uma cooperativa de crédito. Unidas pelo mesmo objetivo, elas encontram no empreendimento cooperativo a solução para as suas necessidades financeiras e uma relação mais próxima com a instituição, seja participando das decisões, dos resultados e contribuindo para o crescimento dos demais associados e da sua região.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, que oferece soluções focadas no crescimento dos seus associados. Diferente dos bancos tradicionais, o Sicredi não tem clientes. Tem sócios. Ou seja, quem faz parte do Sicredi é dono. E cada vez que utiliza um produto ou serviço, cresce e gera crescimento para todos, pois o Sicredi reinveste os recursos que administra nos municípios onde está presente, fortalecendo a economia local e gerando desenvolvimento.

No Sicredi você também divide os seus sonhos e aquilo que acredita ser melhor para o negócio. Participa ativamente da gestão da sua cooperativa. Constrói e decide junto os rumos que ela deve tomar.

Tudo acontece a partir dos associados e das suas decisões. Os mais de 300 soluções financeiras, por exemplo, visam ajudar cada associado a crescer. E, quando um associado cresce, o Sicredi, os demais associados e a comunidade local crescem também.

Como funciona o Sicredi?

O Sicredi tem como objetivos estimular a formação de poupança, administrar os recursos e conceder empréstimos para os seus associados, além de prestar os serviços que uma instituição financeira tradicional oferece. Cada cooperativa de crédito do Sicredi atua numa determinada região e o resultado dos investimentos é aplicado na respectiva área de atuação, fortalecendo a economia local e gerando crescimento para todos.

Qual a diferença entre o Sicredi e as instituições financeiras tradicionais?

A diferença é que no Sicredi não existem clientes. Você se torna associado e tem voz nas assembleias que decidem o rumo do negócio: cresce junto com a cooperativa e sai ganhando sempre que usa os produtos e serviços. Afinal, associado é dono também. Esta já é a escolha de dois milhões de associados.

Como é a rede de atendimento do Sicredi?

O Sicredi está presente em 11 estados brasileiros, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás, com 1.400 unidades de atendimento. Além disso, você poderá contar com a conveniência dos serviços do Sicredi Total: internet, débito em conta, agentes credenciados e caixas eletrônicos.

Quem pode ser associado do Sicredi?

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem se associar ao Sicredi e terão à disposição um portfólio com mais de 300 soluções financeiras, como conta corrente, investimentos, financiamentos, cartão de Crédito e Débito, Previdência, Consórcios, Seguros, além de facilidades como caixas eletrônicos e serviços pela internet. Se você tem interesse em saber mais sobre o Sicredi, acesse sicredi.com.br ou visite uma das unidades de atendimento da sua região.