A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
03 / 12 / 2013

Voluntários legendam vídeos que mudam o mundo

Amara é uma organização sem fins lucrativos que engaja voluntários de todo o mundo para tornar vídeos on-line acessíveis a qualquer idioma.

Você gosta de assistir os vídeos do TED? Então vai gostar de saber que suas legendas são feitas por voluntários. São pessoas do mundo todo que se reúnem em uma plataforma gratuita e open source de criação de legendas para vídeos on-line chamada Amara.

Amara é uma organização sem fins lucrativos que engaja voluntários de todo o mundo para tornar vídeos on-line acessíveis a qualquer idioma. Suas ferramentas simplificam a atividade de criação de legendas e permitem que o trabalho seja feito de forma colaborativa. São diversas comunidades que se dedicam a traduzir vídeos de plataformas como Khan Academy e Coursera.

A comunidade de tradução do TED, por exemplo, tem cerca de 22 mil membros e já traduziu mais de 24 mil vídeos. Existe também uma comunidade de 300 brasileiros dedicados exclusivamente a criar legendas em português. É a Veduca, que busca democratizar a educação de alta qualidade no Brasil disseminando vídeoaulas de grandes Universidades como Oxford, Harvard e Stanford.

O poder de mobilização dos membros do Amara é impressionante. Em 2012, a comunidade se uniu para traduzir, em apenas dois dias, um vídeo em mais de 30 idiomas. Foi o curta-metragem da ONG Invisible Children, que se dedica a acabar com as atrocidades cometidas pelo Exército de Resistência do Senhor na África Central. 

Com essa colaboração em alta velocidade e grande escala, Amara é um ponto fundamental para disseminar pelo planeta ideias e conhecimento. É também um exemplo vivo de como o voluntariado se potencializa através de plataformas on-line, colaborando para a construção de um mundo melhor.

Tags:
CROWDSOURCING
SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO
VOLUNTARIADO
COOPERAÇÃO NA WEB
comments powered by Disqus