A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
25 / 09 / 2020

Vem saber tudo sobre o Pix

Por Sicredi

Quando o assunto é meios de pagamento, só se fala nele, o Pix, que vem aí para mudar o jeito de pagar, transferir e receber dinheiro. Mas você sabe o que é essa novidade, os benefícios, como funciona e como será útil no seu dia a dia? Aqui, a gente reúne informações sobre o serviço para você ficar por dentro e aproveitar da melhor forma possível. 

O que é o Pix?

O Pix é uma plataforma de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central do Brasil. Assim como o TED e DOC, que você provavelmente já conhece e usa, com o Pix será possível fazer transações para enviar ou receber dinheiro, mas com o diferencial de que o valor cai na conta de destino em alguns segundos, seja qual for o horário ou o dia da semana. Esse serviço estará disponível para uso a partir de 16/11/20.

 

O que é o pré-cadastro do Pix?

Algumas instituições financeiras, como nós aqui no Sicredi, estão nessa fase, que é o momento dos clientes e associados demonstrarem interesse em usar a solução. No dia 05/10/20, quando o cadastro iniciar, as instituições vão enviar essas informações para o Banco Central e, logo após, será possível conferir diretamente na sua instituição se o cadastro foi efetivado. 

 

Como eu faço o pré-cadastro do Pix no Sicredi?

Se você é nosso associado e quer fazer o pré-cadastro, é preciso acessar o aplicativo Sicredi (para baixar, clique aqui se o seu celular é Android ou aqui se é iOS), clicar em Menu, Pré-cadastro Pix e confirmar o seu CPF ou CNPJ. 

 

Como o Pix funciona?

Pelo aplicativo Sicredi (ou de qualquer outra instituição que conte com a funcionalidade), você vai poder fazer os pagamentos, transferências e receber valores. O passo a passo vai ser bem parecido com o que já conhece, porém, existem três formas de enviar ou receber o dinheiro: dados bancários, QR Code ou chave Pix. 

O que é a chave Pix?

A chave Pix, um dos grandes diferenciais desse meio de pagamento, são dados que identificam a sua conta transacional e representam o endereço da sua conta no Pix. Existem quatro tipos de chave Pix: pode ser seu CPF ou CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória, que é um conjunto de números, letras e símbolos gerados pelo sistema. Ou seja, ela é o que permite enviar ou receber um valor apenas com uma dessas informações, sem a necessidade de informar o número do banco, agência, conta, nome completo e CPF. Por esse motivo é necessário cadastrar essa chave diretamente no aplicativo da sua instituição financeira, já que, automaticamente, a chave que você estiver cadastrando vai representar todos os dados da sua conta. 

Vai ser seguro usar o Pix?

Com certeza. Todas as operações serão criptografadas, rastreadas e monitoradas 24 horas por dia, todos os dias da semana, seguindo os mais rigorosos protocolos e com um sistema que se comunica diretamente com o Banco Central para evitar fraudes.

Por que o Pix é tão inovador?

Esse é um passo importante na evolução do Sistema Nacional Financeiro (SNF), pois moderniza os mecanismos do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Além de ser seguro, eficiente e ágil nas operações, essa ferramenta vai ao encontro de uma série de iniciativas das instituições financeiras para uma jornada de transformação digital e para uma sociedade mais sustentável, com menos circulação de moeda em espécie, menos riscos ligados ao dinheiro físico e menos impacto ambiental.

O Pix é gratuito?

Para pessoas física, sim, é grátis. Para pessoas jurídicas, é preciso conferir as taxas e condições com a sua instituição financeira. 

O Pix permite transferir valores entre contas de diferentes instituições?

Sim. Você vai poder transferir e receber valores de ou parar qualquer conta que seja vinculada ao Pix. 

Quer saber ainda mais? Acesse o nosso site www.sicredi.com.br/pix