Sua vida já é cooperativa. Só falta sua vida financeira.

Sicredi
15 / 05 / 2017

Supermercado norte-americano garante alimentos saudáveis e acessíveis

Conheça o supermercado que nasceu como alternativa barata e saudável para população de baixa renda

 

Você sabia que 1/3 de toda a comida produzida mundialmente é desperdiçada? Isso chega a 1,3 bilhões de toneladas por ano! E que ainda existem 108 milhões de pessoas passando fome no mundo, você já ouviu falar? Parece que a conta não está fechando, não é? Para fazer a sua parte no equilíbrio dessa equação, um supermercado sem fins lucrativos foi criado, em Boston, nos Estados Unidos. Desde 2015, o Daily Table tem uma parceria com fornecedores para adquirir os alimentos menos atrativos, aqueles que acabariam no lixo, já que outras redes tradicionais não os comprariam.

Além de combater o desperdício, essa medida garante preços amigáveis, porque os produtores doam ou cobram valores abaixo do mercado pelos alimentos. Assim, é possível que pessoas de baixa renda tenham acesso a comidas saudáveis e possam fugir das opções industrializadas que normalmente são as que cabem no bolso. Para comprar no local, basta fazer um cadastro simples e se tornar um membro desse modelo em que todos saem ganhando.

Com a ideia de que “alimentos deliciosos, saudáveis e acessíveis devem estar disponíveis para todos”, o supermercado busca informações com seus mais de cinco mil membros para entender as necessidades pendentes. Foi assim que eles notaram a importância de haver opções de refeições prontas para o consumo que facilitam a rotina.

Imagina se todas as cidades pudessem contar com um mercado como esse? Um sonho, né? Você conhece outras iniciativas como essa? Então conte pra gente nos comentários.
 

Tags:
CONSUMO COLABORATIVO
CIDADANIA
comments powered by Disqus