A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
29 / 01 / 2014

Solução para e-lixo: aprender a consertar nossos eletrônicos

iFixit traz manuais, ferramentas e peças para reparar tudo - de torradeiras a computadores.

Quando a torradeira quebra, sai mais barato comprar uma nova do que consertar. Quantas vezes você já passou por uma situação parecida? Descartar objetos que podem ser reparados virou uma atitude tão trivial que hoje em dia quase ninguém cogita a possibilidade de abrir uma torradeira. Quem diria então trocar a tela quebrada do smartphone, mesmo que isso signifique a economia de centenas de reais.

Com a facilidade de descartar produtos e substituí-los por novos, o excesso de lixo eletrônico no planeta virou uma questão alarmante. O Brasil já é o campeão mundial de geração de e-lixo por habitante. É por isso que está crescendo um movimento global pela popularização do conserto. Um dos pioneiros dessa empreitada é o iFixit, uma comunidade que ensina as pessoas a repararem seus próprios objetos. O site oferece não só manuais gratuitos, mas também comercializa ferramentas e as peças necessárias a um custo baixo. De computadores a microondas, é possível identificar o problema e reparar quase tudo em casa.

As explicações são bem detalhadas, capazes de transformar algém que nunca tocou em uma chave de fenda em especialista. Isso porque iFixit acredita que todos têm o direito e o dever de manter e consertar seus objetos. Aumentando a vida útil dos eletrônicos, reduzimos o consumo, o impacto ambiental da fabricação de novos produtos e a quantidade de objetos que são descartados. Sem falar na economia de dinheiro. Os depoimentos no site mostram que com poucos dólares (ou de graça) é possível dar vida nova a um aparelho que estava destinado para o lixo. 

Indo além das questões econômicas e ambientais, a proposta do iFixit é criar uma legião de apaixonados pelo conserto. A cada novo manual publicado, o objetivo é mostrar que separar em partes um aparelho e entender seu funcionamento pode ser uma tarefa educativa, divertida e instigante.

Foto.

Tags:
CROWDSOURCING
VOLUNTARIADO
SUSTENTABILIDADE
COOPERAÇÃO NA WEB
VIZINHANÇA COOPERATIVA
comments powered by Disqus