A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
21 / 02 / 2013

Solução criativa para apoiar crianças com deficiência auditiva

O projeto Listen to Help faz com que, ao ouvir uma música, seja possível ajudar financeiramente aqueles que não podem ouvir nada.

Ouvir uma música e ajudar aqueles que não podem ouvir nada. Esta é a ideia que a organização britânica Sound Seekers teve para levantar fundos para continuar apoiando crianças carentes com deficiência auditiva.

Chamado Listen to Help, o projeto acontece no serviço de streaming de músicas Spotify (ainda não disponível no Brasil, mas muito popular no hemisfério norte), no qual os artistas são pagos toda vez que alguém ouve suas faixas. Ao selecionar a trilha Listen to Help, basta que os usuários apertem o play para que uma pequena doação em dinheiro seja feita para a organização.

Inovadora e criativa, a solução se apropria de uma ferramenta popular da web para combater um problema que afeta muito a população de países subdesenvolvidos. Entre as principais causas da surdez estão doenças infecciosas como malária, meningite e sarampo. A falta de profissionais qualificados e de transporte público para levar a população até os hospitais faz com que as doenças se agravem e comprometam o canal auditivo.

A organização Sound Seekers atua em comunidades carentes de sete países como Camarões, Serra Leoa e Quênia, melhorando o acesso de crianças com problemas nos ouvidos ao atendimento médico e apoio social, além de criar programas para prevenir e superar os males auditivos. O principal serviço que oferece são clínicas móveis que tratam em média sete mil pessoas por ano em cada uma das comunidades em que atuam. Além disso, o grupo apoia a criação de escolas preparadas para educar crianças surdas e capacita técnicos e enfermeiros locais para atuar como voluntários na prevenção e tratamento de doenças auriculares.

Gostou? Veja aqui outros projetos que usam a criatividade e a cooperação online para cuidar da saúde das pessoas:

Como um game pode ajudar a superar doenças? 
Conheça a Liga de Benfeitores 
Doe palavras e alegre vidas 
Identificando epidemias a partir de posts nas redes sociais 
 

Tags:
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
MOBILIZAÇÃO PELAS REDES SOCIAIS
comments powered by Disqus