A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
30 / 10 / 2013

Site incentiva mães a se ajudarem na cozinha

No MamaBake, mulheres cultivam laços comunitários através do preparo de refeições.

A ajuda mútua entre amigos e vizinhos está perdendo espaço para uma rotina individualista. Fazemos refeições sozinhos, assistimos televisão sozinhos, realizamos tarefas domésticas sozinhos. Os dias passam e vamos perdendo o senso de comunidade. Por acaso você se lembra qual foi a última vez que trocou favores com alguém que vive perto de você?

MamaBake é um exemplo que vem da Austrália para nos relembrar dos prazeres e benefícios da realização de tarefas em comunidade. A plataforma online permite que grupos de mães se reúnam para cozinhar. Em encontros semanais, elas preparam grandes quantidades de alimentos. Os pratos, produzidos com o trabalho de todas, são divididos igualmente. Em poucas horas de trabalho, preparam refeições que alimentam suas famílias durante a semana. Isso significa mais tempo para fazer o que gostam e descansar.

“Se você olhar as tribos, as mulheres estão sempre trabalhando em conjunto. Na sociedade de hoje, o número de mães com depressão e problemas mentais após o parto é surpreendente. MamaBake está trazendo o espírito de comunidade de volta pra casa”, descreve o blog The Eat Team.

MamaBake tem mais de 100 grupos de mães em vários países. Além da preparação de alimentos que nutrem suas famílias, os encontros são uma oportunidade que as mulheres encontram para compartilhar conhecimento sobre culinária, se relacionar com os vizinhos e fazer novos amigos. As crianças também tiram proveito do encontro, já que passam tempo envolvidas em preparar sua própria comida e também se divertem na companhia de outras crianças.

“MamaBake está demonstrando aos nossos filhos o poder da comunidade - como ele pode dar certo e como as pessoas trabalhando em conjunto criam um bem maior", descreve o site do projeto.


MamaBake Sydney

MamaBake Brooklet

Imagem do topo: Jeff Chan

Tags:
ATOS DE GENTILEZA
SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO
COOPERAÇÃO NA WEB
VIZINHANÇA COOPERATIVA
comments powered by Disqus