A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
27 / 06 / 2012

Site colaborativo exibe custo de vida das cidades brasileiras

Com a cooperação dos internautas, Custo de Vida ajuda quem está pensando em se mudar mas não tem ideia de quando gastaria para viver na nova cidade.

Onde é mais barato viver, Rio de Janeiro ou São Paulo? Questões como essa intrigavam tanto o jovem mineiro Lucas Franco que ele resolveu usar seu conhecimento de programação para construir uma plataforma colaborativa. Um site para ajudar os brasileiros com dúvidas sobre o custo de vida de uma cidade.

Assim foi lançado Custo de Vida, uma ótima ferramenta para quem está pensando em se mudar mas não tem ideia de quando gastaria para viver na nova cidade. Ela exibe o preço de 41 itens, divididos em seis categorias: bar e restaurante, supermercado, transporte, utilidades, esporte e lazer e moradia. Para colaborar, o internauta seleciona sua cidade e preenche os valores de cada item. O site calcula uma média das contribuições enviadas por todos os usuários e atribui uma nota para cada cidade, que vai de 0 a 10. No ranking das capitais, é possível visualizar quais são as mais caras para se viver. No topo está Rio de Janeiro, com nota 10, seguido de São Paulo, avaliado com 9.5.

Custo de Vida foi lançado em dezembro de 2011 com apenas 10 cidades e hoje já exibe os preços praticados em 1,3 mil localidades. Tudo isso graças à colaboração dos 8 mil voluntários espalhados pelo país, que enviam suas contribuições diariamente. Uma plataforma gratuita, mantida por pessoas dispostas a compartilhar conhecimento e ajudar o próximo. A prova de que, com a cooperação dos internautas, qualquer ideia podem se transformar em uma útil ferramenta.

Tags:
CROWDSOURCING
comments powered by Disqus