A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
07 / 03 / 2017

Sister Society: as cooperativas de crédito unindo mulheres

No Dia Internacional das Mulheres, conheça a rede global que busca incentivar as lideranças femininas

Você sabia que existe um grupo de mulheres que atua para melhorar a vida de todo mundo a partir do trabalho das cooperativas de crédito? Esse grupo é a Sister Society, que faz parte de uma rede global de lideranças femininas, o Global Women's Leadership Network.

O programa é dividido em grupos locais (chamados de capítulos) implantados ao redor do mundo com a missão de levar um impacto positivo para as comunidades onde estão inseridos, além de buscar maior engajamento e associação de mulheres às cooperativas de crédito. A proposta é unir mulheres vinculadas ao segmento para discutir questões das cooperativas de crédito, trocar ideias e compartilhar informações e vivências. Hoje, existem 32 capítulos em 13 países, englobando 1.300 membras.

No Brasil, o capítulo está completando um ano de existência neste mês. Nesse período, as membras estreitaram os laços, unificaram objetivos e compartilharam muito. “Ótimas práticas eram realizadas em âmbito local e podem ser aplicadas por outras peers (colegas). Um case fabuloso que conhecemos é o Comitê Mulher da Cooperativa União PR/SP”, aponta a líder operacional da Sister Society Brasil, Gisele Gomes.

A educação é a causa central da Sister Society Brasil.  Ao fornecer oportunidade e recursos para o crescimento das lideranças femininas, o grupo promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para as mulheres. Assim, o impacto positivo chegaria na vida de cada uma, de suas cooperativas e de suas comunidades. “A nossa missão é atrair um maior número de associadas visando o envolvimento futuro delas como Coordenadoras de Núcleo, Conselheiras Fiscais e de Administração. Esperamos que no futuro cada Cooperativa Regional tenha uma peer que coordenará as ações e multiplicará as ideias junto aos comitês e quadro de mulheres”, explica Gisele.

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Sister Society Brasil planeja várias ações para divulgar o trabalho do grupo para todo o Sicredi e para as comunidades locais. “Estamos em um momento positivo, no qual a sociedade está debatendo a questão da mulher e toda oportunidade deve ser aproveitada. Esperamos contar com cada vez mais peers e com o apoio de suas Cooperativas para nos aproximarmos das mulheres associadas e discutir suas necessidades, colocando-as em papel de destaque, ou seja, dando maior protagonismo às mulheres”, finaliza Gisele.

Saiba mais sobre essa iniciativa no vídeo abaixo:

Todas as mulheres vinculadas ao cooperativismo de crédito podem participar da Sister Society Brasil. Para conhecer melhor a rede, entre em contato através do e-mail gisele@achievesecretariado.com.br.

Tags:
SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO
VOLUNTARIADO
INOVAÇÃO
INSPIRAÇÃO
COOPERATIVISMO
CIDADANIA
comments powered by Disqus