A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
22 / 10 / 2013

Quebrou? Projeto valoriza o conserto de objetos

Fixperts é uma comunidade que muda a vida das pessoas a partir de soluções econômicas para problemas cotidianos.

Quando foi a última vez que você deu um jeitinho no que não funcionava direito em sua casa? Consertar objetos é uma atividade que está ficando no passado. Por comodidade, falta de tempo ou até mesmo falta de confiança em nossa capacidade inventiva, vamos nos afastando do espírito criativo que está presente no ato de consertar. O curioso é que foi esse mesmo espírito que fez com que o ser humano inventasse os aparatos que facilitam tanto a vida moderna.

Valorizar o reparo de objetos é a proposta do Fixperts. O projeto, nascido na Inglaterra, busca aproximar jovens designers de pessoas que precisam resolver pequenos problemas do dia a dia. Com uma câmera na mão que documenta o processo, os estudantes encontram soluções inventivas e econômicas para as mais variadas situações, como uma cadeirante que tem dificuldade em carregar sacolas de compras ou um senhor surdo que deseja aprender a usar um iPad.

“A revolução industrial nos deu coisas incríveis, mas também distanciou as pessoas do conhecimento sobre como as coisas são feitas. Esta é uma forma de lembrar as pessoas que a humanidade tem o recurso de fazer”, afirma um dos criadores do projeto, Daniel Charny. 

No site, a coleção de vídeos serve como base de consulta e de inspiração para quem quer se aventurar pelo universo da solução de problemas cotidianos. A cada nova visita, os Fixperts ensinam que, com criatividade e perseverança, o que parece perdido pode ser solucionado de forma simples e econômica. Mais do que isso, botam em prática o valor social do design, transformando a qualidade de vida das pessoas.

Imagem.

Tags:
SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO
SUSTENTABILIDADE
DESIGN DE FUNÇÃO SOCIAL
comments powered by Disqus