A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
30 / 11 / 2017

Planeje seu ano

Planeje a sua vida financeira para ter um 2018 mais tranquilo.

Final de ano é sempre uma boa época para repensar prioridades e projetar novas metas. E uma vida financeira organizada pode ajudar muito a evitar preocupações e realizar seus sonhos.

O ano novo já está aí e, apesar da maioria das previsões apontar para uma recuperação gradual da economia, é muito importante que no nível individual você se prepare para planejar seus gastos, evitar dívidas e fazer escolhas financeiramente saudáveis. Confira algumas dicas que preparamos para você:


Fuja dos juros do cartão
Dívidas acumuladas no cartão podem ser as mais difíceis de pagar, devido aos altos juros. Tome cuidado para não cair na armadilha da praticidade que o cartão oferece e mantenha suas compras, parceladas ou não, sempre dentro do seu orçamento.

Atenção para os gastos do começo do ano
Seu calendário financeiro apresenta alguns pagamentos fixos e, em geral, incontornáveis: IPVA, IPTU, matrícula na escola dos filhos, gastos com material escolar, datas comemorativas, férias, revisão do carro etc. Por isso, é muito importante que você faça uma previsão para este tipo de gasto. E, claro, tente também separar algum para os imprevistos.


Antecipe e negocie os gastos com material escolar
Já pensou em começar a comprar alguns itens da lista de material antes das aulas começarem? Assim você dilui estes custos ao longo de vários meses ou, também, pode garantir um bom desconto na compra à vista dependendo do estabelecimento. Outra solução é encarar este desafio de uma forma mais cooperativa: converse com outros pais e tentem comprar juntos em volume maior, mas exigindo também descontos maiores.

Compras maiores pra casa? Espere dezembro passar
Você sabe: depois do Natal e Ano Novo, começam as liquidações de janeiro e fevereiro nas lojas. Esta é a hora certa de você fazer aquela compra maior para a sua casa como, por exemplo, móveis e eletrodomésticos. E essa regra vale também para aquela renovada no seu guarda-roupa!


Separe uma parte do seu 13º para poupar ou para as despesas mais à frente
Já dizia aquele antigo samba: dinheiro na mão é vendaval. Por isso, evite gastar todo o seu 13º salário com presentes de fim de ano e viagens e separe ao menos uma parte para as despesas de 2018. Se puder aplicar em algum investimento, melhor ainda.


Por falar nisso, você conhece o nosso Gerenciador de Investimentos? É uma forma prática e moderna de você administrar a sua vida financeira e programar seus próximos objetivos. Saiba mais aqui.
 


 

comments powered by Disqus