A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
12 / 05 / 2020

Para o agronegócio: 8 dicas que podem ajudar na crise

Por Sicredi

No momento atual é importante pararmos um pouco para refletir e enxergar como a realidade pode trazer mudanças e oportunidades. Para isso, separamos dicas que podem ajudá-lo a passar por este momento, além de contribuir com seu agronegócio no futuro.


01) Avalie o seu mercado
Entender os impactos da pandemia do coronavírus nas culturas que você produz e perceber como o mercado foi afetado são um bom ponto de partida. Conversar com seus clientes sobre o cenário pode trazer informações importantes e ideias de como adequar a sua produção e realizar as suas entregas à nova realidade. Além disso, se você faz parte de uma cooperativa de produção, ou faz entregas para indústrias de beneficiamento de alimentos, avalie como essas empresas estão se organizando para continuar a produzir e industrializar os mantimentos. Talvez, seja necessário reorganizar suas rotinas e seus processos para manter a produção com mais tranquilidade e segurança.


02) Procure alternativas de distribuição e venda

Encontrar novos formatos de venda e aprimorar o que já faz pode ser transformador. Entre em contato com potenciais clientes por telefone para oferecer seus produtos ou use as redes sociais para isso. Procurar vizinhos ou grupos de produtores da região para distribuir suas mercadorias também pode ser uma ótima opção. Assim, vocês cooperam para trazer benefícios a todos. E por falar em cooperação, o Sicredi Conecta é um aplicativo que une você e todos os associados em uma vitrine virtual de produtos e serviços, reforçando que juntos chegamos mais longe. Verifique a disponibilidade do app na sua cooperativa.


03) Avalie a sua produção
A quarentena pode ser útil para avaliar seu processo produtivo e entender onde ele pode ser melhorado. Se for o caso, pode planejar a transição da monocultura (cultivo de apenas uma plantação em uma área) para a policultura (cultivo ou criação de várias espécies de plantas ou animais), possibilitando a expansão de seu negócio, por exemplo. Mais variedade no cultivo reduz o risco de ficar na mão e minimiza perdas em momentos de seca ou crise econômica. É mais uma garantia para você e seu agronegócio.


04) Faça o planejamento da próxima safra
Um dos segredos de uma boa colheita é o planejamento apropriado. O momento é propício para analisar os investimentos necessários para a sua próxima produção e pesquisar os preços dos insumos necessários. Plataformas digitais, sites de busca e aplicativos podem ajudar a encontrar a melhor alternativa. E, claro, se conseguir comprar de empresas locais para movimentar a economia da sua região, melhor. Caso precise de crédito rural, bata um papo com o seu gerente para avaliar as possibilidades que se encaixam no seu momento.


05) Fique bem informado
O seu técnico agrícola é um grande aliado e manter uma conversa com ele, por telefone ou WhatsApp, ajuda muito. Ele pode tirar dúvidas sobre produção, compra de insumos e dar ideias sobre projetos. Caso ele não consiga se deslocar até a sua propriedade, a internet quebra essa barreira. Enviar imagens e informações pelo celular pode auxiliar em caso de dúvidas. Para completar, manter contato com as entidades rurais da região o ajuda a saber sobre novidades de cultivo, alternativas para feiras e outros assuntos importantes.


06) Organize e planeje as finanças

Ter um controle financeiro se tornou mais importante do que nunca. Crie uma planilha com o seu fluxo de caixa, anotando recebimentos, negociações com fornecedores, salários de funcionários, pagamentos de boletos e parcelas do seu crédito. A organização pode ser física ou online, como funcionar melhor para você, e vai ajudá-lo a atravessar este momento com mais tranquilidade. Também é importante olhar para o futuro, planejando os próximos investimentos, como a aquisição de tecnologias para a sua produção. E lembre-se: na hora das transações financeiras, faça tudo pelo nosso aplicativo ou Internet Banking. Assim, você não precisa sair de casa e fica seguro. Caso ainda não tenha o app, é só falar com o seu gerente.


07) Amplie seus conhecimentos
Informação nunca é demais. Acompanhe as notícias e tendências do agronegócio em programas de televisão, jornais e sites. Você também pode buscar materiais de estudo e vídeos para auxiliar na melhoria de seu processo produtivo. Com a quarentena, muitas empresas disponibilizaram cursos gratuitos para fazer de casa mesmo. Além disso, os sites de entidades rurais da sua região, do estado e do próprio Ministério da Agricultura podem ajudá-lo.


08) A tecnologia é sua melhor amiga
Agtechs são empresas de tecnologia do agronegócio e podem trazer ótimos benefícios. Nós somos parceiros da AgTech Garage, um espaço que une várias empresas para identificar soluções inovadoras para ajudar nossos associados agricultores. Caso queira saber mais sobre o assunto, é só entrar em contato com o seu gerente. Por falar em tecnologia, aqui tem alguns aplicativos para apoiá-lo nos desafios desta pandemia. É só clicar em “Desafio Covid-19” e conferir.


E não esqueça: nosso compromisso com a agricultura continua firme. Conte com a gente em todos os canais de atendimento. Isso vai passar! 
 

comments powered by Disqus