A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
14 / 10 / 2016

Outubro Rosa: amor de dentro pra fora

Em Outubro, todo mundo adere a um movimento que promove ações voltadas à prevenção do câncer de mama.

Até pouco tempo, outubro era o mês das crianças. E, sem deixar de ser, o décimo mês do ano cedeu um espaço para uma causa nobre: o Outubro Rosa. Durante 31 dias, pessoas, instituições e marcas de todo o mundo aderem a um movimento que promove ações voltadas à prevenção do câncer de mama.

Hoje consolidado, o Outubro Rosa começou pequeno, a partir de iniciativas isoladas em diferentes partes dos Estados Unidos. Um dos primeiros eventos pela causa foi a Corrida pela Cura, que acontecia desde 1990 em Nova York, mas que não tinha a repercussão que merecia. Com o tempo, cada vez mais cidades aderiram à ideia, trazendo atividades de prevenção e de conscientização.

Para sensibilizar e se aproximar de ainda mais mulheres, muitos municípios se enfeitavam com o tradicional laço rosa, hoje símbolo do movimento. A ideia deu tão certo e mobilizou tanta gente que a cor se estendeu para a iluminação de monumentos e prédios.

No Brasil, a primeira iniciativa foi em 2002, quando o monumento Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado. Desde então, muitas outras cidades brasileiras abraçaram a ação e até o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, já esteve cor de rosa.

A cada ano, mais pessoas se unem ao movimento e falam sobre o câncer de mama. E unir o mundo inteiro em um mesmo propósito é justamente um dos grandes méritos do Outubro Rosa. Ao incentivar as mulheres a cuidarem de si, o movimento também envolve os homens. São maridos, pais, irmãos, filhos, colegas e amigos que estão atentos às mulheres das suas relações e sabem da importância de amar, a si e aos outros, de dentro pra fora.

Durante o mês de Outubro, queremos cultivar também esse sentimento de união e de pertencimento entre nossos associados, lembrando que, quando somamos os esforços, somos mais fortes, chegamos mais longe e fazemos melhor.
 

Tags:
MOBILIZAÇÃO PELAS REDES SOCIAIS
SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO
VOLUNTARIADO
INSPIRAÇÃO
CRIATIVIDADE
VIZINHANÇA COOPERATIVA
CIDADANIA
comments powered by Disqus