A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
19 / 09 / 2013

O melhor aplicativo urbano do mundo é brasileiro

Colab promove colaboração entre cidadãos e poder público para resolver problemas urbanos.

Uma rede social brasileira acaba de ganhar o prêmio de melhor aplicativo urbano do mundo. É o Colab, aplicativo que conecta cidadãos e poder público para construir uma cidade melhor para todos.

Operando como um “Reclame Aqui” dos municípios, no Colab os moradores apontam um problema, propõem melhorias e deixam notas para locais como hospitais, escolas parques e praças. Do outro lado, as prefeituras recebem essas informações, utilizando-as para melhorar serviços e instalações públicas. É uma espécie de sistema de ouvidoria, com a vantagem de ser moderno, conectado às redes sociais e fácil de usar.

“Víamos que as pessoas usavam as redes sociais para falar de coisas da cidade, como o trânsito, por exemplo. Só que toda essa informação que é jogada nas redes é perdida”, relata Gustavo Maia, um dos fundadores do Colab, à revista Veja. Agora, todas as reclamações e sugestões podem ser unificadas em uma única ferramenta, que já tem mais de 10 mil usuários e atende todas as cidades do país.

Com poucos meses de existência, o Colab já conquistou o primeiro lugar no prêmio internacional AppMyCitty, que avalia aplicativos criados para trazer melhorias às cidades. Recife, primeiro município a receber o Colab no início de 2013, já recebeu mais de 400 sugestões e quase duas mil reclamações, das quais 5% já foram solucionadas. Apesar de parecer baixo, o percentual mostra o potencial que a ferramenta tem de ser um espaço colaborativo de fiscalização e solução de problemas urbanos .
 



Com informações de Veja e G1

Leia também:

Mapa colaborativo ajuda Prefeitura a aprimorar São Paulo

Wikicidade: colaboração para mudar o espaço urbano

CityMaps: mapa social da cidade

Tags:
CROWDSOURCING
MOBILIDADE URBANA
COOPERAÇÃO NA WEB
comments powered by Disqus