A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
08 / 10 / 2013

Motoristas trabalham em equipe para driblar engarrafamentos

Waze é um GPS social onde cinco milhões de brasileiros trocam informações sobre trânsito

“Se soubesse, nunca teria pego este caminho”. A frase, comum entre motoristas trancados em engarrafamentos, pode estar com os dias contados. Waze é um mapa gratuito feito de forma colaborativa por 30 milhões de usuários ao redor do mundo. Instalado no celular, o aplicativo funciona como um GPS que calcula a velocidade média que cada usuário percorre e consegue identificar, assim, a localização de congestionamentos em tempo real.

A camaradagem entre os usuários do Waze é o ponto forte da ferramenta. Desconhecidos trabalham em equipe para driblar alguns dos principais problemas dos grandes centros urbanos, como ruas e estradas apertadas, com um número de veículos maior do que podem comportar. Indicando buracos, acidentes, desvios e outras anormalidades, os usuários trocam informações úteis que deixam o ato de dirigir mais eficiente. O aplicativo também ajuda no bolso, pois permite a comparação de preços de combustível em diferentes postos.

Com mais de cinco milhões de brasileiros registrados, o Waze está ajudando o poder público a melhorar as condições do trânsito de grandes metrópoles. A parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, iniciou na Jornada Mundial da Juventude. Uma página especial informou a população sobre os bloqueios temporários para a passagem do Papa e os operadores de tráfego monitoraram em tempo real as informações publicadas pelos usuáriosdo aplicativo, buscando dispersar engarrafamentos com agilidade.

“O relato sobre alguma ocorrência fora do campo de visão das nossas câmeras é um grande apoio no direcionamento de esforços e numa melhora no tempo de resposta aos incidentes. Agora o COR [Centro de Operações] conta com outros milhares de olhos, que também funcionam como câmeras, para nos auxiliar a melhorar a mobilidade na cidade do Rio de Janeiro”, explica o chefe executivo operacional do COR, Pedro Junqueira.

Com sinal sempre verde para a colaboração, Waze é um exemplo de como o crowdsourcing pode solucionar grandes problemas urbanos. Não é por nada que o aplicativo está se popularizando rapidamente em todo o mundo e, recentemente, foi eleito o melhor app de 2013 pelo Global Mobile Awards.

Imagem

Tags:
MAPAS COLABORATIVOS
MOBILIDADE URBANA
COOPERAÇÃO NA WEB
comments powered by Disqus