A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
30 / 12 / 2013

Maior coleção de e-books gratuitos do mundo é colaborativa

Procurando um livro para ler nas férias? Project Gutenberg é uma biblioteca on-line construída com mais de 42 mil e-books gratuitos.

Procurando um livro para ler nas férias? Project Gutenberg é uma biblioteca on-line construída de forma colaborativa. Ela oferece mais de 42 mil e-books gratuitos que podem ser baixados para leitura no computador ou tablet.

Considerada a primeira biblioteca digital, foi fundada em 1971 por Michael Hart. Na época, o estudante podia acessar livremente os computadores da universidade, um privilégio para poucos em uma era pré-Internet. Em agradecimento a essa oportunidade, Hart decidiu fazer algo que fosse útil à humanidade. Daí surgiu a ideia visionária de transformar livros e e-textos para que pudessem ser lidos no computador e distribuídos facilmente.

42 anos depois, Project Gutenberg é a maior coleção de livros digitais gratuitos, com  milhões de downloads mensais. O projeto não só facilita o acesso a obras literárias, mas também as imortaliza. Em formato digital, poderão sobreviver a muitas gerações.

Para que a biblioteca não pare de crescer, Project Gutenberg desenvolveu uma plataforma onde voluntários colaboram para transformar livros impressos em e-books. A cooperação dessas pessoas resultou em mais de 26 mil livros digitalizados até agora.

Preocupado com a acessibilidade, o projeto também incentiva a gravação colaborativa de audiolivros. Através de uma ferramenta, mais de sete mil obras foram lidas por voluntários de 34 idiomas diferentes.

Imagem: MegMoggington

comments powered by Disqus