A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
16 / 12 / 2016

Inovação a serviço da inclusão social

Como a tecnologia pode transformar o mundo em um lugar melhor

Aliando inovação e solidariedade, é possível transformar vidas. Veja alguns exemplos onde a tecnologia encontrou a cooperação e inspire-se por essas iniciativas.

1. Brasileiros criam cadeira de rodas inovadora

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas desenvolveram uma cadeira de rodas que é controlada por pequenos movimentos do rosto, cabeça e até mesmo da íris. A nova cadeira beneficiará pessoas tetraplégicas, vítimas de AVC, esclerose lateral amiotrófica ou qualquer outra condição em que se percam os movimentos precisos das mãos. Para saber mais, aqui.

2. Máquina de energia solar pode levar recursos a países de terceiro mundo

Imagine se fosse possível obter energia, internet e água potável através de um único objeto? Esta é a proposta do Watly, um aparelho movido a energia solar que pretende mudar a vida dos cidadãos de países subdesenvolvidos. Desde 2013, a empresa responsável pelo projeto vem trabalhando com energia renovável, como foco nas necessidades dos países da África. O objetivo é oferecer aos moradores locais acesso a itens básicos, como eletricidade e água, além de conectá-los através da internet. Saiba mais sobre o projeto aqui.

3. Alunos criam luva que traduz língua dos sinais

Pensando em facilitar a comunicação e ampliar o entendimento entre as pessoas, estudantes da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, inventaram uma luva que transforma em palavras os gestos da língua dos sinais. O projeto é uma importante ferramenta para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva em instituições de ensino e no mercado de trabalho. Quer ver como a tecnologia funciona? Clique aqui.
 

Tags:
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
comments powered by Disqus