Sua vida já é cooperativa. Só falta sua vida financeira.

Sicredi
24 / 04 / 2017

Inclusão financeira: pequenos municípios são beneficiados

O cooperativismo de crédito é um importante agente de inclusão financeira e proporciona um amplo acesso a recursos.

Em uma cooperativa de crédito, os associados poupadores financiam atividades de outros associados de sua região. Esse ciclo virtuoso ajuda no desenvolvimento local, já que os recursos ficam na comunidade, gerando empregos e renda.

Em 2016, o nosso ciclo virtuoso fez a diferença nos municípios onde operamos. E a inclusão financeira foi um dos principais destaques:

  • 44% desses municípios são de pequeno porte, ou seja, possuem até 15 mil habitantes.
  • 42% das nossas agências estão localizadas em municípios rurais ou menos desenvolvidos, que concentram 35% dos associados.
  • Em 181 cidades, o Sicredi é a única instituição financeira. Nesses locais, levamos produtos e serviços a 273 mil associados, pertencentes a uma população de 772 mil pessoas. Ou seja, mais de um terço é associada ao Sicredi!

O acesso ao crédito também ajudou a fomentar a agricultura familiar e a inclusão financeira. Em 2016, foram liberados mais de 80% de Crédito Rural e Direcionado para pequenos e médios produtores rurais. Também estabelecemos parcerias para entregar aos Microempreendedores Individuais (MEIs) formação e apoio para acesso ao mercado financeiro.

Acima de tudo, nos preocupamos em entender a cultura de cada município, identificando quais as atividades econômicas mais importantes e estabelecendo assim foco de nossos investimentos.

O desenvolvimento local faz parte dos nossos valores.

Ficou interessado? Leia mais no Relatório de Sustentabilidade 2016.
 

Tags:
SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO
SUSTENTABILIDADE
CIDADANIA
comments powered by Disqus