A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
16 / 07 / 2013

Homem plantou 16 mil árvores na cidade de São Paulo

Ao revitalizar área abandonada, Hélio Silva deseja que as próximas gerações desfrutem do verde e se inspirem com sua atitude.

Hélio da Silva, 62 anos, é um exemplo de cidadania e generosidade. Conhecido como Plantador de Árvores, ele cultivou com as próprias mãos e de forma totalmente voluntária mais de 16 mil árvores na beira do rio Tiquatira, na zona leste de São Paulo.

O trabalho iniciou em 2003, quando o local era árido, descuidado e barulhento. Adquirindo mudas e sementes por conta própria, Hélio se dedicou por muitos anos para plantar cada uma das árvores que hoje se espalham por uma faixa de 2,5 quilômetros de extensão ao longo do rio. Considerado o primeiro Parque Linear de São Paulo, o local abriga mais de 170 espécies nativas da Mata Atlantica e recebe centenas de moradores diariamente para prática de esportes e lazer. Sem falar nos pássaros, atraídos pelas espécies frutíferas escolhidas a dedo por Hélio, que transformaram a paisagem sonora do ambiente.

No início do cultivo, o Plantador de Árvores enfrentou a resistência tanto da população quanto da prefeitura de São Paulo. Sem entender suas motivações, chegaram a arrancar centenas de mudas recém plantadas. Agora, com autorização da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, que passou a fazer a manutenção do parque, ele pode oficialmente continuar sua missão.

As motivações de Hélio para a empreitada são puramente altruísticas: deixar um legado para a cidade onde viveu por tantos anos. Seu desejo é que as próximas gerações não só desfrutem da área verde, mas também se inspirem com sua atitude. "O João Pedro [meu neto] um dia vai falar pro filho dele: seu bisavô plantou isso aqui. E provavelmente meu bisneto vai falar pro filho dele a mesma coisa. Talvez isso estimule, talvez algum deles resolva seguir com esse trabalho”, contou ao blog Árvores pela Vida

Com informações de TV Cultura, Planeta Sustentável, Folha de São Paulo, Blog Árvores pela Vida.
Imagem que ilustra o post: Pétala Lopes/Folhapress

Veja também:

O homem que plantou uma floresta com as próprias mãos
Ato de gentileza: professor reforma ponto de ônibus
 

Tags:
VOLUNTARIADO
SUSTENTABILIDADE
INSPIRAÇÃO
VIZINHANÇA COOPERATIVA
CIDADANIA
comments powered by Disqus