A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
24 / 09 / 2013

Hardware livre: a tecnologia ao alcance de todos

Conheça o conceito de open source hardware e seu pioneiro, o Arduino, que abre as portas para uma nova era de cocriação high tech.

Dentro da tendência de utilizar a inteligência coletiva para criar e melhorar ideias, objetos e projetos (ou qualquer outra coisa que humanos sejam capazes de fazer), o movimento do open source hardware (OSHW) coloca dispositivos físicos na roda da construção colaborativa.

A primeira plataforma a usar o conceito de hardware livre tem um nome simpático. É o Arduino, um microcontrolador que está tornando a tecnologia de ponta altamente acessível por ser barata e fácil de usar. Tanto que, quando tinha 14 anos, o chileno Sebastián Alegría criou um sistema que avisa sobre terremotos no Twitter minutos antes de atingirem seu país. Tudo isso por menos de U$100.

Graças ao Arduino, com algum conhecimento de eletrônica e programação, qualquer um pode criar em casa dispositivos que façam computadores interagir com o mundo real (e vice-versa). É a cultura do do it yourself chegando no universo da tecnologia de ponta e inaugurando uma nova era, que a revista The Economist chama de 3ª Revolução Industrial.

E não há limites para as criações. Uma planta que twitta quando precisa de água, um prato que serve comida para gatos de forma inteligente ou uma TV que silencia quando a programação fala sobre um assunto que você não quer ouvir são alguns exemplos do que se pode fazer com o hardware livre.

O mais brilhante é o universo de colaboração que o Arduino gera. Por ser open source, as instruções para construção das engenhocas high tech estão disponíveis para serem estudadas, recriadas e reproduzidas livremente em diversas bibliotecas didáticas como esta ou esta. Até mesmo a placa original do Arduino, que custa menos de R$ 100 no Brasil, possui instruções para sua fabricação, que sai por cerca de R$ 30.

Para saber mais, veja este vídeo com Massimo Banzi, um dos criadores do Arduino.



Com informações de TED e Estadão.
Imagem: Anthony Mattox

Tags:
CROWDSOURCING
INOVAÇÃO
COOPERAÇÃO NA WEB
comments powered by Disqus