A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
04 / 06 / 2013

Game ajuda a combater a fome no mundo

A cada pergunta respondida corretamente, Freerice doa 10 gramas de arroz para pessoas carentes.

Paciência, Candy Crush, Free Cell... Todo mundo gosta de passar uns minutinhos jogando no computador, certo? E se você pudesse se divertir e, ao mesmo tempo, ajudar a acabar com a fome no planeta?

No jogo Freerice, cada pergunta respondida corretamente pelos jogadores corresponde a 10 gramas de arroz doadas para pessoas carentes. Mantido pelo Programa Mundial de Alimentação da ONU, o game em breve vai bater a marca de 100 mil toneladas de arroz doados desde 2007.

Para obter fundos para a compra de tanto arroz, a solução encontrada pela ONU foi criar parcerias com patrocinadores em um formato bastante inteligente. A cada pergunta que o jogador responde, um banner é exibido. O patrocinadores ganham exposição de sua mensagem publicitária e, em troca, doam o dinheiro necessário para adquirir o arroz. O alimento é comprado pela ONU no próprio país onde será distribuído, uma forma de diminuir o custo com transporte e estimular a economia local. Países como Camboja, Bangladesh, Uganda, Nepal, Haiti e Myanmar já receberam doações.

Além da importante atuação em busca da erradicação da fome no mundo, Freerice também estimula a educação. Com perguntas sobre matemática, ciência, geografia e inglês, ajuda a expandir o vocabulário e a capacidade de raciocínio dos jogadores. Não é à toa que recebeu diversos prêmios por seu formato inovador, propondo uma nova visão sobre games, educação e caridade.

Hoje, 870 milhões de pessoas não têm comida suficiente. Que tal jogar um pouquinho para ajuda-las?


Imagem que ilustra o post é da fan page do Freerice.

Tags:
MOBILIZAÇÃO PELAS REDES SOCIAIS
CIBERATIVISMO
COOPERAÇÃO NA WEB
comments powered by Disqus