A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
23 / 07 / 2013

Ferramenta ajuda a disseminar causas na internet

Thunderclap permite que pessoas se unam para espalhar uma mensagem ao mesmo tempo, aumentando seu alcance e visibilidade.

É fácil falar sobre o que acreditamos nas redes sociais, mas nem sempre é fácil ser ouvido. Com os feeds lotados de informação, às vezes é preciso de um empurrãozinho para que mensagens importantes sejam vistas por todos nossos amigos. Hoje vamos conhecer uma ferramenta gratuita que amplifica o alcance de uma mensagem no Twitter e Facebook, um legítimo exemplo de como a união faz a força.

Thunderclap é uma plataforma de crowd-speaking que espalha uma mensagem de 140 caracteres utilizando uma estratégia simples e eficaz: fazendo com que várias pessoas a publiquem ao mesmo tempo. Tudo começa quando um indivíduo ou organização insere no site a frase que precisa ser disseminada e indica o número de apoiadores que deseja atingir para que ela seja postada por todos simultaneamente.

Qualquer um pode acessar o Thunderclap e se tornar apoiador da campanha. Quando o número de apoiadores pré-estabelecido for atingido, todos eles têm a frase publicada em seu Facebook ou Twitter no mesmo momento.

Com a cooperação de cada um, rompe-se a barreira do excesso de informações nos murais das redes sociais. Causas importantes têm mais chance de figurar nos trending topics do Twitter ou aparecer em destaque nas timelines do Facebook, atingindo centenas de milhares de pessoas. No World Humanitarian Day, por exemplo, a mensagem de sensibilização às causas humanitárias atingiu mais de 1 bilhão de pessoas. Já a campanha que pedia ao congresso norte-americano a reforma da política de imigração atingiu 45 milhões de usuários de redes sociais.

Apesar de ser somente em inglês, Thunderclap se popularizou em diversos países e tem a possibilidade de se tornar popular também no Brasil. Ainda mais agora em que os brasileiros estão se dando conta de que, quando várias vozes se unem, o grito da multidão não pode deixar de ser ouvido.

Tags:
MOBILIZAÇÃO PELAS REDES SOCIAIS
INOVAÇÃO
CIBERATIVISMO
COOPERAÇÃO NA WEB
comments powered by Disqus