A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
24 / 03 / 2017

Feriadão à vista: poupe para aproveitar os dias de folga

Planeje-se e curta o melhor dos vários feriados prolongados de 2017

Quem passou o olho no calendário de 2017 já está respirando mais aliviado. Neste ano, vamos ter muitos feriados e feriados prolongados no Brasil. Que tal já começar a se planejar para aproveitar os dias de folga para passear? Às vezes podemos ter a impressão de que sair da rotina e pegar a estrada não cabe no bolso, mas com um bom planejamento financeiro tudo é possível.

O primeiro passo é avaliar seu orçamento, colocando no papel os seus ganhos e suas despesas. Para fugir de dores de cabeça, tenha a sua situação financeira em dia antes de gastar com viagens e passeios. Até aí tudo certo? Então é a hora de decidir quando, para onde e por quanto tempo você gostaria de viajar. Com essas informações em mente, fica mais fácil pesquisar e montar um orçamento detalhado dos gastos, como transporte, alimentação, hospedagem, entre outros.

Agora é a hora mais complicada: poupar. Se as contas estão fechando redondinhas no final do mês e não sobra dinheiro para guardar, você vai precisar priorizar e cortar os gastos supérfluos. Ao colocar na ponta do lápis, você vai ficar surpreso com o quanto gastamos com coisas que nem são tão importantes. Primeiro, vale calcular quanto você gasta com as despesas fixas indispensáveis, que são aquelas contas que chegam todo mês à sua casa, como água, luz, telefone e até mesmo aluguel ou seguro do carro. Diminuindo esse valor no plano mensal, crie uma cota fixa para o fundo de viagem e passe a dar tanta prioridade a ela quanto você dá a sua conta de luz. Para quem tem planos mais ambiciosos de viagens a médio e longo prazo, existem também alternativas de investimento.

Mesmo que pareça um grande sacrifício agora, realizar o sonho de conhecer um lugar e curtir a família ou amigos vale cada real poupado!
 

Tags:
CONSUMO COLABORATIVO
SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO
SUSTENTABILIDADE
INSPIRAÇÃO
CRIATIVIDADE
comments powered by Disqus