A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
02 / 04 / 2013

Dividir o táxi: você já pensou nisso?

Meleva é uma plataforma de consumo colaborativo de táxis para quem chega nos aeroportos de São Paulo.

Ver a pessoa que está na sua frente na fila do táxi embarcar no carro sozinha com um destino muito perto do seu. Já aconteceu para você? Alguma vez você já pensou em pedir pra rachar?

Meleva é um sistema de compartilhamento de táxis que propõe uma forma colaborativa de usar o serviço – dividindo com alguém. A ideia que traz economia, melhora o trânsito e reduz a poluição foi criada por um estudante de ciências da computação que tem a família espalhada por todo Brasil. Depois de peregrinar pelas filas em busca de alguém para dividir o táxi nas saídas dos aeroportos (já que o preço da corrida muitas vezes saía mais caro que a passagem aérea), Helder Ribeiro resolveu agir para mudar a situação.

Com a ajuda de um amigo, criou o serviço gratuito, atualmente disponível nos aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), com intenção de expansão para outras capitais. Para participar, é preciso informar os dados de reserva do voo que chega em São Paulo e o destino final na cidade. O sistema cruza informações de usuários que aterrissam em horários parecidos e pegam táxi para locais próximos, e os coloca em contato.

Os dois usuários combinam, por telefone, um ponto de encontro no aeroporto e pegam o táxi juntos. Na hora de pagar a conta, a economia é significativa pois, na capital paulista, é normal que as corridas do aeroporto até os bairros ultrapassem os 100 reais. Já pensou nesse valor caindo pela metade?

Meleva é um grande favor às milhares de pessoas que chegam nos aeroportos de São Paulo todos os dias. Um formato inteligente de transporte que vai de encontro com os ideais daqueles que buscam consumir de forma consciente, ter hábitos sustentáveis e a valorizar a solidariedade.

Imagem: twicepix

Tags:
CONSUMO COLABORATIVO
MOBILIDADE URBANA
comments powered by Disqus