A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
08 / 08 / 2013

Crowdfunding para preservar a Amazônia

Pela primeira vez no Brasil um projeto científico é financiado coletivamente. O objetivo é livrar a Amazônia de uma praga chamada mexilhão dourado.

Os pesquisadores brasileiros estão em festa pois um projeto científico importante para o ecossistema do país foi financiado por crowdfunding. Será a primeira vez que o Brasil terá um sequenciamento genético financiado coletivamente, ajudando a preservar a biodiversidade na Amazônia!

Lançado no Catarse, o projeto do Laboratório de Biologia Molecular Ambiental do Instituto de Biofísica da UFRJ recebeu R$ 40 mil para sequenciar o genoma do mexilhão dourado, que está causando graves problemas nos rios e reservatórios do país.

Considerada uma das 100 piores espécies invasoras do mundo, o mexilhão chegou no porto de Buenos Aires de carona nos navios oriundos da Ásia e rapidamente rumou para o norte do Brasil, sendo encontrado hoje até mesmo no Pantanal. Por não ser uma espécie nativa, não tem predadores, ou seja, se reproduz rapidamente, afetando a diversidade aquática e causando prejuízos sérios para estações de tratamento de água, usinas hidrelétricas e barcos de pesca. De acordo com os pesquisadores, se a praga chegar à Amazônia, será uma grande catástrofe ambiental mundial.

A população brasileira se sensibilizou com a causa e provou que está disposta a cooperar com o ativismo científico. O mais divertido é que quem cooperou com o projeto do mexilhão dourado poderá batizar partes do DNA da espécie. “Se seu nome é Joana, sua proteína pode se chamar “Joanase” (...) e seu nome ficará registrado no banco de dados mundial de sequências Genbank, onde todos os pesquisadores do mundo depositam e buscam sequências de DNA”, explica a descrição do projeto.

Segundo o biólogo Mauro Rebelo, o sucesso desse financiamento coletivo é apenas o começo de um brilhante futuro em que cidadãos apoiam a pesquisa. “O crowdfunding científico vai se tornar uma estratégia fundamental para a ciência brasileira. Um modelo criativo para estimular a produção de inovação no Brasil”, revelou em seu blog

Para entender melhor o que é o mexilhão dourado e quais os riscos que ele representa para a Amazônia, assista ao vídeo abaixo. Para saber mais sobre crowdfunding, confira outros posts em nosso blog!

Tags:
FINANCIAMENTO COLABORATIVO
CIBERATIVISMO
COOPERAÇÃO NA WEB
CIDADANIA
comments powered by Disqus