A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
13 / 03 / 2014

Crianças aprendem linguagem de programação em app colaborativo

Hopscotch ensina aos pequenos como programar digitalmente de forma criativa e intuitiva.

Crianças e linguagem de programação digital parecem não combinar muito bem, mas são exatamente estas duas coisas que uma plataforma chamada Hopscotch deseja conectar. O objetivo do app para iPad, que foi criado em Nova Iorque, é ensinar o básico sobre programação para os pequenos de uma forma criativa, intuitiva e colaborativa.

O aplicativo Hopscotch ensina as crianças como programar jogos, animações e outros programas, utilizando blocos coloridos. Esses bloquinhos vão sendo colocados um abaixo do outro de acordo com a ordem de ações que a criança deseja realizar. Há diferentes funções disponíveis: é possível, por exemplo, programar os personagens para se movimentarem na tela e controlá-los utilizando os recursos dos sensores de movimento do iPad, girando-o e chacoalhando-o.

O mais bacana é que existe uma comunidade do aplicativo, na qual é possível fazer upload e download dos projetos feitos pelas crianças. Assim, os outros pequenos usuários podem alterá-los ou aperfeiçoá-los, se julgarem necessário, além de brincar com as animações e jogos. Sendo assim, a construção dos projetos está sempre aberta a colaborações de todos participantes do Hopscotch.

A ideia do Hopscotch foi inspirada na comunidade criativa Scratch, criada pelo renomado MIT Media Lab, na qual também é possível que crianças e pré-adolescentes criem histórias e jogos para serem compartilhados na internet. As duas iniciativas, além de serem divertidas e educadoras para os pequenos, também são úteis a pais e professores que desejam promover uma nova forma de aprendizado para aqueles que já nascem sabendo tudo de tecnologia.

O app Hopscotch pode ser baixado de graça no iTunes.
 
Foto: Divulgação/Hopscotch.

Tags:
INOVAÇÃO
CRIATIVIDADE
COOPERAÇÃO NA WEB
comments powered by Disqus