A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
24 / 08 / 2018

Cooperativismo de Crédito: um modelo moderno e sustentável

Saiba mais sobre os benefícios desse modelo que existe há mais de cem anos.

 O cooperativismo de crédito chegou ao Brasil por volta de 1902, por iniciativa do padre suíço Theodor Amstad. Este modelo, que existe há mais de um século, continua sendo considerado moderno e sustentável. O modelo é inspirador. Transparente e centrado no ser humano e na cooperação entre pessoas, onde os recursos gerados pela cooperativa de crédito permanecem em sua região de origem, distribuindo riqueza e criando empregos nas comunidades. Mas, de fato, quais os benefícios de se associar a uma instituição financeira cooperativa?

Ao contrário das demais instituições financeiras, aqui não temos clientes e sim associados. Isso significa que você é dono no negócio e tem direito de votar e ajudar a definir os rumos da cooperativa e os resultados são divididos entre todos os associados ao invés de ser distribuído somente entre acionistas. Além disso, a cooperativa de crédito se preocupa com a saúde financeira de seus associados e consegue competir no mercado financeiro com taxas e juros mais justos. Isso, ligado a diferenciais como relacionamento próximo, atendimento customizado, concessão de crédito consciente e muito mais, explicam a baixa taxa de inadimplência.

As cooperativas de crédito são sociedades de pessoas. O que significa que todos têm os mesmos direitos e deveres e, por isso, é considerado um modelo econômico e social que atua de forma democrática e inclusiva. E isso é ser moderno e sustentável. Gostou e quer saber mais? Confira o artigo que o presidente da SicrediPar, da Central PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, Manfred Alfonso Dasenbrock preparou pra você aqui.
 

Tags:
FINANCIAMENTO COLABORATIVO
SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO
COOPERATIVISMO
COOPERAÇÃO NA WEB
comments powered by Disqus