A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
14 / 10 / 2016

Conheça iniciativas inspiradoras feitas pela comunidade para a comunidade

Sustentabilidade, consciência e empatia incentivaram projetos que são exemplo

Quem nunca se sentiu inspirado por histórias que misturam empatia, conscientização e colaboração com um propósito único: transformar o mundo em um local melhor para se viver? Unimos três iniciativas que nos mostram que com a apropriação da nossa cidade e união de forças é possível fazer mais pelo mundo em que vivemos.

1- O lixão que foi transformado em parque comunitário:
Por cerca de 20 anos um parque urbano de 8,500 m² no morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, acumulou toneladas de lixo de todo o tipo. Foi quando em 2006 o músico Mauro Quintanilla iniciou um processo de limpeza do local. Com ajuda de amigos, ele conseguiu retirar 16 toneladas de resíduos da área em um período de cinco anos. O trabalho colaborativo deu origem ao que hoje é conhecido como Parque Ecológico Sitiê, um projeto comunitário que uniu reflorestamento, reciclagem e agricultura urbana. Construído a partir de materiais reaproveitados, oferece uma horta para os moradores e abriga diversas atividades educativas. Gostou? Conheça mais sobre o projeto aqui.

2- Espaços abandonados transformados em horta comunitária:
Em Jaraguá do Sul, município de Santa Catarina, terrenos desocupados deram lugar a hortas comunitárias criadas em parceria entre prefeitura e população. No Projeto Germinar, as hortas são plantadas em áreas pertencentes à prefeitura, que antes estavam abandonadas e acabavam virando depósito de lixo ou até mesmo pontos de consumo de drogas. Hoje, os locais produzem alimentos como alface, mandioca, abobrinha, milho e outras hortaliças. Legal, não é mesmo? Saiba mais aqui.

3- Uma campanha do agasalho diferente:
Em busca de doação de roupas, jovens de Porto Alegre criaram o Amor no Cabide. O projeto facilita não apenas a doação, mas o acesso dos moradores de rua ao agasalho doado. Por isso, o Amor no Cabine funciona de forma simples: um cabide pendurado numa árvore, portão, ou até mesmo em um ponto de ônibus. A ação já se espalhou pelo Brasil, saiba mais aqui.
 

Tags:
VOLUNTARIADO
SUSTENTABILIDADE
INSPIRAÇÃO
COOPERATIVISMO
VIZINHANÇA COOPERATIVA
CIDADANIA
comments powered by Disqus