A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
08 / 05 / 2019

Conexão entre cooperativismo e agritechs – uma relação de ganhos mútuos

AgTech Garage, em Piracicaba SP. Parceria com o Sicredi começou no final de abril.

Quando falamos em tecnologia no agronegócio brasileiro, podemos pensar além de monitoramento de satélites, drones ou controles para gestão de pragas. Já estamos à frente de muitos países com as inovações que as agritechs estão realizando.


Muitas produções agrícolas têm sido otimizadas com uso de big data e internet das coisas. As startups estão se multiplicando e fazendo uma revolução no campo, trazendo ganhos de produtividade e aumento de renda – fatores que contribuem para os avanços do setor no país. Nos últimos cinco anos, por exemplo, a participação do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro saltou de 19% para 23%.
 

Por termos o agronegócio em nossa essência, com mais de um terço dos associados compondo esse segmento, nós do Sicredi estamos nos aproximando cada vez mais desse ecossistema, visando oportunizar conexões entre os associados e agritechs e identificar oportunidades para a evolução do Sistema.

 

Prova disso é a parceria recente que firmamos com o AgTech Garage, novo hub de inovação com foco no agronegócio em Piracicaba (SP), cidade que é polo de inovação tecnológica para o campo. O espaço foi inaugurado no final de abril, num evento que contou com a participação de startups residentes, parceiros e nomes importantes do setor.


Mesmo antes da inauguração do hub, já haviámos identificado muitas soluções de startups para melhorar a vida e a produtividade na propriedade dos associados, e isso está diretamente conectado com a nossa missão. Muitos associados não têm acesso ou ainda não conhecem os meios para iniciar essas conexões, uma das iniciativas que queremos propiciar, fortalecendo e desenvolvendo ambas atividades. Isso é cooperativismo.
 

Outro ganho com a parceria é promover o modelo contemporâneo próprio do cooperativismo nesse ambiente de inovação. A parceria com AgTech Garage, assim como as outras iniciativas desenvolvidas em nossa jornada de transformação digital, contribuem para desmistificar a imagem de conservadorismo do cooperativismo, que ainda tem muito espaço para crescer no país.  

comments powered by Disqus