A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
09 / 08 / 2016

Chip para bicicletas garante preferência em semáforos

A nova tecnologia pode aumentar a segurança nas ruas da Dinamarca

Andar de bicicleta é extremamente benéfico para a saúde das pessoas e do planeta. Mas mesmo com o aumento dos ciclistas nas grandes cidades, muitos ainda deixam de pedalar por se sentirem inseguros no trânsito. Mesmo onde há ciclovias, atravessar as ruas de bicicleta pode ser inseguro, o que acaba desencorajando quem pretende usar a bike como meio de transporte.

Para resolver essa questão, a cidade de Aarhus, na Dinamarca, está testando uma nova tecnologia. A ideia é usar um chip de radiofrequência instalado nas bicicletas que é capaz de reconhecer quando o ciclista se aproxima de um cruzamento. Ao chegar a uma distância de 100 metros de um semáforo, o equipamento recebe uma mensagem para dar preferência à bicicleta, oferecendo maior segurança aos ciclistas.

A iniciativa ainda está em fase de testes, mas já foi implementada em 200 bicicletas na cidade e deverá ser testada em outras mil ainda este ano. Desde 2009, Aarhus busca melhorar a mobilidade urbana através do programa Aarhus Cycling City, que já instalou mais de 50 pontos para retirada de bikes na cidade. Portanto, se o chip se mostrar eficaz, seu uso deve ser expandido, oferecendo prioridade em semáforos, estacionamentos e outros equipamentos.

Tecnologia a favor de cidades mais igualitárias é um grande exemplo de cooperação!
 

Tags:
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
INOVAÇÃO
DESIGN DE FUNÇÃO SOCIAL
CIDADANIA
comments powered by Disqus