A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
25 / 10 / 2016

Cabeleireiro cria salão móvel para atender pessoas com deficiência

Projeto de inclusão social une histórias emocionantes

 O brasiliense José Valente, de 44 anos, tirou de uma história triste a motivação que faltava para fazer mais por quem precisa. Cabeleireiro, ouviu de um cliente cadeirante a frustração de, pela sexta vez, tentar encontrar um salão de beleza e sempre esbarrar na falta de acessibilidade dos locais, que não são preparados para receber pessoas com necessidades especiais.

Após ouvir esse relato, José pensou num projeto que pudesse facilitar e democratizar o acesso a esse tipo de serviço. Foi quando surgiu o Acessibilidade Cabeleireiro Delivery: um salão móvel que conta com os mesmos equipamentos de um salão comum, incluindo cadeiras adaptadas, tesouras, secadores, produtos químicos e um lavatório. Corte, pintura e hidratação são alguns dos serviços oferecidos por José.

Com investimento de cerca de R$ 60 mil, José conta que o faturamento triplicou em relação ao período em que trabalhava em um salão de beleza tradicional. “Atendo cerca de 30 clientes por mês, o que dá R$ 4.500. Não há concorrência, pois sou o único do Distrito Federal que vai de van até a casa das pessoas para prestar o serviço”, afirmou.

“Atendo pessoas com diversas deficiências, algumas que não conseguem nem sair da cama. Corto, faço mechas nos cabelos e hidrato. Todo o serviço é feito com muito carinho. Muitas vezes, viro parte da família”, finaliza José sobre essa história que nos inspira a fazer mais por quem precisa.

Imagens: Jéssica Nascimento/UOL
 

Tags:
INSPIRAÇÃO
CRIATIVIDADE
VIZINHANÇA COOPERATIVA
comments powered by Disqus