A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
05 / 05 / 2017

Boas sementes e trabalho coletivo geram bons frutos

O cooperativismo pode ajudar a explicar a importância do trabalho em grupo para crianças

As crianças são o futuro. Não há quem discorde dessa frase, não é mesmo? E para garantir que esse futuro tenha apenas bons frutos, nós precisamos plantar desde cedo boas sementes. Por isso, precisamos ensiná-las a unir forças para criar um amanhã melhor para todos.

Pode parecer um trabalho difícil, mas pensar nos valores do cooperativismo ajuda a facilitar. Nas cooperativas, não existe apenas um dono, todos os associados têm voz e poder de decisão por meio das assembleias. Assim, existe uma total transparência e os resultados são divididos entre o grupo, gerando um crescimento coletivo. Além disso, os valores cooperativos envolvem integrar a comunidade e apoiar o desenvolvimento local.

Para fazer uma analogia, é como se um grupo de pessoas decidisse criar um pomar. Juntos eles decidiriam quais as árvores seriam plantadas, comprariam as mudas e todo o material necessário, além de cuidar para que elas crescessem saudáveis.

Quando chegasse o momento da colheita, o trabalho também seria coletivo e as frutas seriam divididas igualmente entre todos aqueles que colaboraram. E mais, a sombra ainda poderia ser usada pelos associados e todas as outras pessoas que moram na região, como um parque.

E não é só no pomar: praticamente todas as situações que enfrentamos no dia a dia ficam mais fáceis quando todos colaboram. Afinal, cada ação individual repercute para muitas outras pessoas.

Para estimular que os pequenos aprendam desde cedo sobre cooperação e cidadania, nós temos o Programa A União Faz a Vida, que incentiva projetos cooperativos em escolas públicas. No site, você pode conhecer mais detalhes.
 

Tags:
SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO
VOLUNTARIADO
SUSTENTABILIDADE
INSPIRAÇÃO
CRIATIVIDADE
CIDADANIA
FUNDAÇÃO SICREDI
comments powered by Disqus