A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
29 / 08 / 2016

Aplicativo conecta comida que sobrou a pessoas que têm fome

A iniciativa já recuperou 360 toneladas de comida que seriam descartadas

O desperdício de comida é um tema que está sempre em voga. Um terço dos alimentos produzidos é descartado em plenas condições de consumo, ao mesmo tempo em que muitas pessoas não têm condições financeiras para comprar comida. Nos Estados Unidos, um dos países com maior Produto Interno Bruto do mundo, não é diferente, mas um aplicativo se empenha para melhorar a situação.

O Copia funciona de um jeito bem fácil e intuitivo: os usuários se cadastram e avisam quando têm alguma comida sobrando. Um motorista vai até o local, busca os alimentos e os leva até um dos centros de distribuição, que direciona os alimentos a quem tem fome.

Tudo começou durante um almoço de Komal Ahmad, a fundadora da plataforma, nos tempos de faculdade. Um sem-teto se aproximou da mesa dela para pedir dinheiro para se alimentar e, como resposta, Ahmad o convidou para comerem juntos. Depois disso, a estudante percebeu que a comida que a universidade jogava fora fazia falta na mesa de muitas pessoas e, em alguns meses, criou um programa para a doação dos alimentos do refeitório.

Até hoje, o Copia evitou que mais de 360 toneladas de comida fossem para o lixo. Até o momento, o serviço funciona em oito cidades da Califórnia, mas pretende se expandir em breve.

Que bacana se a ideia for reproduzida no Brasil, né?
 

Tags:
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
ATOS DE GENTILEZA
CONSUMO COLABORATIVO
SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO
VOLUNTARIADO
SUSTENTABILIDADE
INOVAÇÃO
INSPIRAÇÃO
CRIATIVIDADE
DESIGN DE FUNÇÃO SOCIAL
COOPERAÇÃO NA WEB
VIZINHANÇA COOPERATIVA
CIDADANIA
comments powered by Disqus