A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
15 / 09 / 2016

Alunos criam luva que traduz língua dos sinais

A tecnologia decodifica gestos e os traduz para o inglês

Pensando em facilitar a comunicação e ampliar o entendimento entre as pessoas, os estudantes da Universidade de Washington Navid Azodi e Thomas Pryor inventaram uma luva que transforma em palavras os gestos da língua dos sinais. O projeto é uma importante ferramenta para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva em instituições de ensino e no mercado de trabalho.

Chamada de SignAloud, a tecnologia usa sensores potentes para captar os movimentos ASL, que equivalem à linguagem de Libras no Brasil. Os dados captados são enviados via Bluetooth para um computador que decodifica e categoriza os gestos, traduzindo-os para o inglês de forma audível.

Uma primeira versão da luva foi criada nas acomodações universitárias e na CoMotion Makerspace da Universidade – uma espécie de sala de ferramentas compartilhada. No protótipo, os estudantes usaram papelão e corda como materiais.
Depois de apresentar o projeto, a dupla recebeu propostas de investimento na tecnologia.

Agora, os alunos devem se dedicar ao aperfeiçoamento da ferramenta, que tem muito potencial para cooperar com uma sociedade mais inclusiva!
 

Fonte: Razões Para Acreditar

Tags:
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
INOVAÇÃO
INSPIRAÇÃO
CRIATIVIDADE
DESIGN DE FUNÇÃO SOCIAL
COCRIAÇÃO
CIDADANIA
comments powered by Disqus