A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
19 / 08 / 2016

A família que produz comida no pátio de casa

Mini fazenda produz alimentos orgânicos junto à cidade grande

O que começou como um hobby para uma vida mais saudável virou uma filosofia e um estilo de vida. Uma verdadeira revolução caseira, como chamam seus criadores, a família Dervaes. Jules Dervaes mora com seus filhos Anais, Justin e Jordanne em uma casa em Pasadena, na Califórnia. Mas a parte de trás da residência lembra mais um campo do que um simples pátio de casa.

Os Dervaes produzem em seu próprio terreno cerca de 2.700 kg de alimentos por ano, ou seja, mais de duas toneladas de comida! A família produz uma lista variada de produtos: vegetais, frutas, ovos, leite, geleia, mel e até chocolate.

Para eles, a iniciativa vai além da comida. É uma forma de vida, alheia ao consumismo e à rapidez que caracterizam o mundo atual. Um resgate dos valores saudáveis de nossos avós. Além da produção de alimentos, a família organiza sessões de cinema e de música tradicional na própria casa e se oferece para cuidar das crianças da vizinhança quando os pais precisam.

Os Dervaes também são vanguardistas em técnicas para economizar energia e, sobretudo, reduzir o consumo de água. No mesmo caminho de conscientização, as autoridades da Califórnia estão incentivando os moradores a mudar a aparência de seus jardins, orientando as pessoas a substituir a grama, que requer e gasta muita água, por plantas nativas, mais adequadas ao clima local, como o cacto.

A família Dervaes não apenas se adaptou rapidamente a estas medidas como também avançou ainda mais na economia de água. Ela tem um sistema para recuperar a água que sai da casa e, com ela, regar algumas de suas árvores. O mesmo ocorre com uma ducha externa, cuja água é empregada para molhar plantas em vez de sair pelo cano e ser desperdiçada.

O estilo de vida desta família é um exemplo grandioso de colaboração por um planeta mais saudável!

Tags:
ATOS DE GENTILEZA
CONSUMO COLABORATIVO
SUSTENTABILIDADE
INSPIRAÇÃO
CRIATIVIDADE
VIZINHANÇA COOPERATIVA
CIDADANIA
comments powered by Disqus