A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
22 / 12 / 2015

3 ideias para um amigo secreto mais cooperativo

Dicas para o seu momento entre amigos ser solidário, fraterno e divertido

Pare para pensar: Natal é uma época de consumo extremo, shoppings lotados, ruas engarrafadas, todos atrás de presentes para seus parentes e amigos. Mas será que essa busca frenética por um presente novo é realmente necessária? E se nos voltássemos para o que realmente importa: o encontro, a união das pessoas, os laços de afeto? Valores como esses podem fazer o seu fim de ano muito mais cooperativo. Pensando nisso, elaboramos uma lista com três atitudes para o seu momento entre amigos ser solidário, fraterno e divertido.

Compre de quem faz
Tem muita gente produzindo mil e uma coisas bacanas para vender. Por que não comprar uma nécessaire, uma almofada ou outro objeto feito a mão, por alguém da sua cidade? Prestigiar o comércio local é uma atitude que constrói um mundo melhor. E as redes sociais são ótimas para ficarmos em contato direto com artesãos e proprietários de pequenos negócios. Pesquise, eles podem estar na sua rua!

Amigo secreto simbólico
Que tal arrecadar o valor estipulado para o amigo secreto e doar para alguma entidade carente? Funciona assim: o seu grupo de amigos define um valor para o amigo secreto. Vocês combinam o dia da festa para a troca de presentes com muitos comes, bebes e boa música para garantir a diversão. No momento do encontro, vocês discutem sobre a entidade que vai receber a doação; e definem alguém para arrecadar os dinheiro de cada um e levar o valor até a entidade. É simples, é generoso e tem tudo a ver com o espírito natalino.

Dê algo que você não usa mais
Organize um amigo secreto de troca de objetos em desuso. Aquele chapéu que um dia “fez a sua cabeça”, mas que está parado na chapeleira porque já não tem muito a ver com o seu momento atual, pode ficar muito bem em alguém do seu grupo de amigos. Da mesma forma que um par de brincos que uma amiga não usa mais pode ficar lindo em você. Vamos fazer as mercadorias circularem ao invés de acumularem. Consumo consciente é a pauta da vez!
  

Tags:
ATOS DE GENTILEZA
CONSUMO COLABORATIVO
SOLIDARIEDADE E COLABORAÇÃO
SUSTENTABILIDADE
INSPIRAÇÃO
CIDADANIA
comments powered by Disqus