A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Sicredi
25 / 06 / 2019

10 mandamentos de uma vida financeira saudável

De zero à dez, o quão saudável está a sua vida financeira? Se a pontuação não for muito alta, temos a solução: fizemos uma lista com os 10 mandamentos de uma vida financeira mais saudável para que você possa fazer melhorias na sua. Confira cada um deles e depois conte pra gente quais deles você já coloca em prática.

1 – Organizarás seus ganhos e gastos mensais

Pode ser por meio de planilhas,  aplicativos ou até mesmo com a boa e velha caderneta: o controle dos gastos mensais é fundamental para que você entenda de onde veio e para onde foi o seu dinheiro, podendo, assim, evitar desperdícios. Pode até sobrar um dinheirinho extra!

2 – Guardarás mensalmente 10% do seu dinheiro

Sabemos que nem sempre é possível guardar dinheiro, mas, sempre que puder, reserve ao menos 10% da sua renda. Se conseguir mais, ótimo: alguns especialistas afirmam que a quantia ideal é de 20% à 30%. Mas, claro, tudo depende do seu momento financeiro. O percentual não é tão importante, porém a sua recorrência, ou seja: guarde dinheiro todos os meses criando o hábito de poupar. 

3 – Programarás transferências mensais para reservas de dinheiro

Nem sempre é fácil ver dinheiro sobrando na conta e resistir ao impulso de gastá-lo. Para evitar essa situação, você pode programar transferências automáticas de valores para poupanças e outras aplicações financeiras. Para fazer isso, basta acessar o aplicativo do Sicredi ou o nosso internet banking. Caso tenha dificuldades, converse com o seu gerente.

4 – Evitarás parcelamentos desnecessários

O cartão de crédito é uma mão na roda no nosso cotidiano, mas cuidado com dívidas desnecessárias. É importante evitar longos parcelamentos para não se enrolar financeiramente no futuro. Fique atento. O importante é pagar a fatura na sua totalidade e no dia do vencimento, evitando assim o endividamento. Não se esqueça, também, de que existem diversas opções de cartões, cada uma com benefícios exclusivos e ideais para o seu momento de vida. Conheça os cartões de crédito Sicredi!

5 – Aprenderás a investir

A poupança é a forma mais conhecida de aplicar o seu dinheiro, mas existem diversas outras possibilidades, inclusive ações de baixo, médio e alto risco. Lembre-se: quanto maior o risco, maiores são a rentabilidade e as perdas, caso existam. Entenda que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Se você acha que investir é complicado, vá até uma de nossas agências. Tem sempre um gerente disposto a te ouvir, aconselhar e ajudar a tomar a melhor escolha para multiplicar o seu dinheiro. Confira o endereço mais perto de você e dê um novo passo com as suas finanças.

6 – Colocarás contas no débito automático

O débito automático é a solução ideal para os esquecidinhos de plantão. Prático, com ele você cadastra gastos corriqueiros, como contas de água e luz, e assim evita atrasos e, consequentemente, os juros de boletos atrasados. Cadastre as contas desejadas sem sair de casa pelo internet banking ou com o nosso app.

7 – Definirás metas financeiras

Ter metas financeiras é fundamental para alcançar seus objetivos que envolvam dinheiro. Estabeleça valores máximos de gastos com passeios, por exemplo, ou quantias a serem guardadas.

8 – Renegociarás suas dívidas

Não deixe seus débitos pra depois: converse com os representantes das instituições e renegocie suas dívidas. A maioria está disposta a abaixar os valores, desde que você se comprometa à quitá-los. Importante que ao negociar o valor da parcela caiba no seu orçamento.

9 – Mudarás seus hábitos de consumo

De nada adianta fazer planos para ter uma saúde financeira melhor se você não mudar velhos (e maus) hábitos de consumo. Avalie a forma como você vem gastando seu dinheiro, reveja pontos de atenção e, assim, permita-se criar uma nova relação com as finanças. Faça o teste de perfil em nosso site e descubra o seu: http://scup.it/lr8x.

10 – Serás atento com as suas finanças

É hora de deixar de lado aquela velha história de só acessar sua conta bancária em dias de recebimento e pagamento: é fundamental que você veja transações, juros e movimentações com frequência. Lembre-se de que só é possível melhorar a sua vida financeira se você realmente demonstrar interesse por ela.

comments powered by Disqus